terça-feira, 30 de agosto de 2011

Up-to-date

Tem gente que dita a moda, outros que seguem a tendência, muitos vivem fora de moda, e alguns criam seu próprio estilo.

Inventar moda é para estilistas. Mentes criativas e personalidades fortes e refinadas. É a alta costura extravagante das passarelas transformada em peças impecáveis e combinações harmoniosas nos editoriais das melhores revistas de moda e assim adaptado nas ruas.

Estar na moda requer habilidade, ou melhor, bom senso e bom gosto. Esse grupo é subdividido entre os clássicos, sempre bem vestidos, com poucos itens e todos de qualidade indiscutível. Os que fazem parte de uma tribo, como surfistas, hippies, metaleiros, emos, esportistas. Os sem compromisso, que usam o que lhe cai melhor, valoriza os pontos fortes e esconde os defeitinhos. E, claro, os antenados, ligados na tendência da estação e com um guarda-roupa invejável (no geral, pessoas que trabalham no mundinho fashion).

Mas para cada fashionista, tem sempre um demodé. Seja por mau gosto – escolhe o que há de mais feio e mistura à cores sem sintonia – o tipo sem solução. Ou por gula – coloca tudo que gosta e sai de casa parecendo uma árvore de natal – desconhece o termo too much

Sim, dinheiro traz felicidade! Mas é possível vestir-se bem sem gastar muito, os brechós e 25 de março estão aí para provar. E como dinheiro não é sinônimo de bom gosto, se um par de Manolo passar por você, e no mesmo instante que seus olhos brilharem e o cotovelo doer, não estranhe se seu queixo cair ao perceber a composição do look completamente over – Katy Perry no VMA é um bom exemplo de incidentes assim.

E como diz o ditado: para toda regra, a sua exceção. Há quem acerte o figurino além das fashion trends. Ousadia e auto-estima são fundamentais. Não esperam criar tendências, mas usam e abusam do que têm no guarda-roupa. Geralmente peças caras e low cost  misturadas; estilo anos 20, 60, 80, do verão passado; detalhes originais; cores e acessórios em harmonia e muita confiança no andar. Esse tipo atrai olhares por onde passa, são elogiados, questionados e criticados, mas o que realmente importa é o prazer da criação em alto estilo.


Video lindo: www.youtube.com/watch?v=7JxfgId3XTs